31 de maio de 2011

a terra nos genes


Os meus avós eram agricultores e as gerações anteriores [que eu tenha conhecimento] também estavam ligadas à terra. A geração dos meus pais foi a 1ª que não se dedicou a esta actividade, mas o gosto pela terra não está ausente da família. Este ano, o meu irmão e a minha irmã [sobretudo ela] decidiram criar uma horta biológica. E de facto é um privilégio poder usufruir de produtos tão frescos, que não percorreram quilómetros até serem consumidos, nem tão pouco foram sujeitos a substâncias químicas. Além disto, o "revitalizar" da nossa agricultura, será também uma das soluções para minimizar os problemas ambientais [... e os do nosso país, contribuindo para uma economia sustentável].





Eu não herdei este saber/prazer de trabalhar a terra, mas o contacto com ela desde a minha infância foi um estímulo enorme para os sentidos, assim como, para o desenvolvimento da criatividade, da observação, da vontade constante de descoberta. Passávamos horas a fio na quinta de uma tia-avó, o que era para nós um autêntico "parque de diversões" — correr com os pés descalços na erva, brincar às escondidas nos campos de milho, sentir na pele a água fresca dos percursos de rega, colher uvas e cenouras e comer de imediato, ajudar a preparar as fornadas de pão, apanhar grilos, deixar as joaninhas percorrer-nos as mãos... Foi nesta casa que provavelmente descobri que das coisas nascem coisas — colares de flores, brincos de cerejas, bonecas de abóboras e de espigas de milho. E uma das grandes sensações e manifestações de qualidade de vida, era o prazer de passar um dia inteiro ao ar livre e usufruir da liberdade num espaço imenso.


































Eu, na quinta da tia-avó. E quando estava a ver esta foto, a minha mãe foi buscar as sandálias que usava na altura ... que bela surpresa!! :D


E como não sei viver sem música ...
Patrick Watson  — Fireweed

2 comentários:

claudiaribau disse...

Que boa esta leitura! Tudo isto é tão importante! e a conclusão da história com a fotografia e as sandálias...perfeito!!!!!!! Adorei!!!!!!!
beijinhos

helena zália disse...

:) Beijinhos pra ti Cláudia.
Obrigada!